05 janeiro 2015

Papo Rápido - Você sabe quem foi o compositor do hino da Umbanda?

José Manuel Alves nasceu na vila de Monção em Portugal no ano de 1907. Com 22 anos de idade o jovem compositor desembarcou em terras brasileiras, indo morar em uma cidade do interior de São Paulo. José compôs mais de uma centena de músicas, várias inclusive foram gravadas por intérpretes famosos de sua época.

Cego de nascença, José Manuel Alves ouvira falar, no início da década de 60, sobre uma nova religião e vários relatos sobre um espírito chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas, que curava as pessoas por intermédio de um senhor chamado Zélio Fernandino de Moraes e resolveu ir até eles em busca de uma cura. José Manuel Alvez não conseguira sua cura, visto que o Caboclo das Sete Encruzilhadas o informou que nada poderia fazer, pois sua cegueira era de origem cármica. Contudo, mesmo não obtendo a cura, José Manuel Alves apaixonou-se pela Umbanda e em 1960 compôs uma canção expressando que a Luz Divina que vem do Reino de Oxalá, não é para ser vista com os olhos físicos, mas sim com olhos do espírito. Quando tal música foi apresentada ao Caboclo das Sete Encruzilhadas, o mesmo a declarou como sendo o hino da Umbanda e em 1976, na 1ª Convenção do CONDU, a canção fora oficialmente reconhecida como o hino da Umbanda. 

Refletiu a luz divina 
Com todo seu esplendor 
vem do reino de Oxalá 
Onde há paz e amor 
Luz que refletiu na terra 
Luz que refletiu no mar 
Luz que veio de Aruanda 
Para tudo iluminar 
A Umbanda é paz e amor 
é um mundo cheio de luz 
É a força que nos dá vida 
e a grandeza nos conduz. 
Avante filhos de fé, 
Como a nossa lei não há... 
Levando ao mundo inteiro 
A Bandeira de Oxalá ! 
Levando ao mundo inteiro 
A Bandeira de Oxalá !

Ouça abaixo uma emocionante versão do hino da Umbanda




Arquivo em formado PDF, para você ler em seu computador, tablet ou smart phone.
FAÇA PARTE DESSA CORRENTE - LEIA O LIVRO MEMÓRIAS DE UM PRETO VELHO

Um comentário:

  1. Lindo esse hino . Um mentor ao dar instruções psicografada para o Templo Luz Universalista Francisco de Assis, que tive o compromisso de fundar em 2014,ainda sem sede ,estou recuperando de uma cirurgia ,falou que em cada Centro deveria erguer uma bandeira Branca escrito a palavra.Agora entendo ,pois tanto Centros estão sendo atacado.Não sei se é isto .Apenas recebi está mensagem .Mairi de Macêdo Oliveira.

    ResponderExcluir